Regulamento

Compartilhe

Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás –
CURTA CANEDINHO 2021 Online

Regulamento

I – Apresentação

O Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 ONLINE acontecerá de 19 a 25 de Abril de 2021 e devido à pandemia e as medidas restritivas da COVID 19 será no formato online no endereço eletrônico www.curtacanedo.com.br.
Curta Canedinho é um projeto novo pensado na revitalização do audiovisual no Estado de Goiás, valorizando as produções regionais e nacionais voltadas ao público infantojuvenil e educacionais.
A edição de 2021 apresenta a Mostra Competitiva Nacional de Curtas e a Mostra Regional de Curtas, sendo todas as sessões competitivas e os vencedores receberão o Troféu “Curta Canedinho”.

II – Meta e principais objetivos

A democratização da produção audiovisual voltada ao público infantil, juvenil e educacional é o principal foco do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 (Online). O Festival visa a contribuir com a valorização do produto audiovisual autoral e traz em sua programação mostras com temáticas diversas dentro dos temas sugeridos, de caráter competitivo. A edição do festival, tem como objetivo divulgar o cinema nacional para o público jovem no formato curta metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os estados, incentivar a produção de curtas-metragens em Goiás, além de discutir meios e estratégias para a produção, realização e distribuição da produção audiovisual e para a formação de público para o cinema brasileiro, além de protagonizar, promover e incentivar novos talentos no audiovisual.

III – Inscrições

1) Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online receberá inscrições até o dia 04 de Abril de 2021 às 23h55min (horário de Brasília).
2) Estão aptos a serem inscritos curtas-metragens com duração máxima de 25 minutos (créditos inclusos), realizados a partir de 1º de janeiro de 2017 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas neste regulamento. Os filmes de curta-metragem serão avaliados pela comissão de seleção, composta de três profissionais do audiovisual nacional, que direcionarão os filmes selecionados à mostra mais adequada à linguagem e outros requisitos artísticos e técnicos da obra.
3) Para a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, estão aptos a serem inscritos apenas Curtas-metragens, com mínimo de 1 minuto até 25 minutos incluindo os créditos.
4) Para a Mostra Competitiva Regional de Curtas, estão aptos a serem inscritos apenas Curtas-metragens, com mínimo de 1 minuto até 25 minutos incluindo os créditos realizados no Estado de Goiás.
5) Não há número máximo ou qualquer outro tipo de limitação referente à quantidade de filmes inscritos por um mesmo responsável, diretor ou produtora porém, apenas um trabalho poderá ser selecionado de cada diretor.
6) O responsável pela inscrição deverá informar no ato de sua inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa e download na íntegra do filme, preferencialmente Vimeo ou Youtube e também a senha de acesso, quando for o caso. Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace, ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão aceitas cópias em mídia física para a inscrição.
7) Somente serão aceitos vídeos do Youtube com a privacidade definida como “Privado”. Vídeos abertos para opção “Público”, serão automaticamente desclassificados. Vídeos privados no Youtube deverão ter uma opção de Download na inscrição, para caso o filme seja selecionado, o mesmo vale vídeos hospedados na plataforma Vimeo e outras plataformas de hospedagem de vídeos.
8) A organização do Festival não se responsabiliza por problemas contidos nos links informados para as plataformas de vídeo, tais como Vimeo e Youtube, problemas de acesso em geral, senhas incorretas ou alteradas durante o período de inscrição e avaliação ou falhas na segurança do web site.
9) Caso haja inscrição de filmes em duplicidade, será considerada apenas a último registro de inscrição recebido pela organização Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online.
10) O responsável pela inscrição deverá anexar quatro imagens sendo estas, 3 (três) fotos e 1 (um) cartaz, para divulgação do filme em campo disponível no formulário. As imagens anexadas devem estar no formato JPG ou PNG, com resolução de 300dpi e tamanho inferior a 2MB. Serão obrigatórias envio de imagens do filme (Still) e cartaz oficial para divulgação dos filmes selecionados em várias plataformas.
11) (opcional) Disponibilizar, via site de compartilhamento com opção de download, trailer ou trecho de até 3 minutos em alta qualidade da obra inscrita para utilização em materiais de divulgação mediante seleção para uma de nossas mostras. Somente os filmes SELECIONADOS tem de 11 a 14 de Abril de 2021 para nos enviar.
12) Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão enviar a cópia de exibição, quando solicitado pela coordenação do festival, nas seguintes especificações técnicas:
a) Formatos: MPEG2, MOV ou MP4, codec H264.
b) Resolução: Full HD (1920×1080);
13) Qualquer formato de arquivo encaminhado fora do padrão recomendado pode interferir na qualidade da obra. O Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online não poderá ser responsabilizada por quaisquer problemas provenientes desse procedimento.
14) Todos os campos sinalizados como item obrigatório (apontados na plataforma de inscrição) devem ser preenchidos, sob pena de não conclusão de inscrição e/ou desclassificação.
15) A lista de obras selecionadas pela curadoria estará disponível no site do Festival www.curtacanedo.com.br e no site imprensacriativa.net até o dia 11 de Abril, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do festival.
18) O convite aos realizadores selecionados para representar seus filmes no Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online Serão convidados para debates online e Lives a serem apresentadas no canal do YouTube Criativa Studio Cultural para esta finalidade antes, durante e os premiados após os dias do festival.
19) É vedada a inscrição de filmes que não estejam concluídos até o prazo limite de inscrição estipulado pela organização do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 (Online).
20) Os filmes de curta metragem inscritos que tenham sido realizados fora do Estado de Goiás entram diretamente na mostra Nacional se selecionados. Não serão aceitos filmes com exibição no circuito comercial. Filmes com exibições em mostras não competitivas, bem como em circuitos alternativos e sessões cineclubistas, serão aceitos.
21) O proponente é responsável por todas as informações contidas no formulário. Para concluir sua inscrição, o proponente deve marcar o campo “Declaro que li e concordo com o Regulamento do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online”.
22) A inscrição será confirmada após a submissão do formulário pelo proponente e recebimento de e-mail automático de confirmação.
23) A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, através do site: https://curtacanedo.com.br

IV – Outras disposições

1) Condicionada à captação de recursos, a coordenação do festival poderá realizar uma versão itinerante do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online intitulado “CURTA CANEDINHO ITINERANTE” e no Projeto “CURTA CANEDINHO NAS ESCOLAS” desenvolvido pelas produtoras Culturais Carmelita Gomes e Talita Atahalpa, esse projeto contempla escolas periféricas brasileiras, através de plataformas online para acesso de alunos e professores. Podendo ser também de forma presencial caso cessem as medidas de isolamento social, devido à pandemia da COVID19, e haja retorno seguro às aulas presenciais.
Os filmes programados para a versão itinerante poderão ser escolhidos dentre os selecionados para o Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online, ficando desde já autorizada pelo autor da obra sua exibição.
2) Toda informação presente no formulário de inscrição, além de imagens dos filmes (até 30 segundos) poderão ser utilizados para divulgação no web site do festival e nos veículos de comunicação.
3) Em caso de filme selecionado, o representante legal do filme inscrito, autoriza a exibição na programação do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 (Online), bem como a utilização de imagens para fins jornalísticos, divulgação e promoção do evento.
4) Conforme Portaria 368/2014 do Ministério da Justiça, os filmes exibidos em mostras e festivais devem praticar a autoclassificação conforme o “Guia Prático da Classificação Indicativa”. É obrigatório o preenchimento, na ficha de inscrição, da classificação indicativa do filme, de acordo com essas normas. Todos os filmes devem ter classificação livre para todas as idades.
A organização do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online fica responsável por garantir o cumprimento dessa medida podendo, inclusive, alterar essa classificação conforme conveniência do festival para adequação às normas. Em caso de dúvida consulte o Manual de Classificação Indicativa.
5) Qualquer falha técnica percebida no site durante a inscrição do filme deverá ser imediatamente comunicada à produção do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online, através do e-mail: curtacanedo@gmail.com, para que as devidas providências sejam tomadas. Enfatizamos que não nos responsabilizamos por eventuais falhas quando a inscrição for realizada no último dia do prazo previsto neste regulamento.
6) Todo filme inscrito no Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online estará sujeitos às condições previstas neste regulamento.
7) Os filmes selecionados ficarão disponíveis no site do festival durante o período de uma semana (7 dias) divididos por suas respectivas mostras.
8) Todos os filmes vencedores permanecerão na plataforma 15 dias após o término do festival e serão retirados após esse período.
V – Prêmios e Modalidades
1) – Mostras:
Mostra Goiana Infantojuvenil (regional) – Filmes de realizadores goianos, metade da mostra.
Mostra Nacional Infantojuvenil—Filmes de realizadores os demais estados, metade da mostra
Nas mostras haverá todos os estilos de filmes direcionados ao público Infantojuvenil, nas mais diversas linguagens: animações, documentários e ficcionais.
2) —Prêmios:
Modalidades de Premiações:
Melhor Filme Infantojuvenil – Goiano
Melhor Filme Infantojuvenil – Nacional
Melhor Filme de Animação
Melhor Filme Infantojuvenil—Júri Popular
Melhor Direção
Melhor Roteiro
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Ator Mirim
Melhor Atriz Mirim
Melhor Cenografia e Figurino (Direção de Arte)
Melhor Fotografia
Ao final da programação, as melhores produções serão premiadas com o Troféu IMPRENSA CRIATIVA, em todas as mostras competitivas.

VI – Informações Gerais

1) A organização do festival escolherá três filmes convidados para a abertura do festival e estes não entram na mostra competitiva e serão filmes dos cineastas homenageados pelo Festival neste ano de 2021 como já é tradição do Festival.
2) Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online não se responsabiliza por obras onde todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, que violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável pela inscrição assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.
3) A participação no Festival implica o reconhecimento sem reservas deste regulamento e o festival é soberano para decidir sobre tópicos não abordados aqui.
4) Para além do processo de seleção de obras, o Festival reserva-se o direito de convidar filmes para exibição escolhidos pela comissão organizadora do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDINHO 2021 Online.
5) Todas as datas podem ser prorrogáveis ou alteradas de acordo com a organização do festival

Produtora Responsável: Talita Atahalpa
Coordenação: Carmelita Gomes e Cleiner Micceno
Senador Canedo, 16 de Março de 2021.

Este projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, no edital de Premiação de Seleção de Ações de Formação Cultura