Apresentação

Compartilhe

O CURTA CANEDINHO nasceu há cinco anos atrás como parte do Projeto CURTA CANEDO – Festival Nacional de Cinema de Senador Canedo onde realizamos a Mostra CURTA CANEDINHO, uma Mostra Infantil Inclusiva com a participação das escolas e de alunos com necessidades especiais como os que frequentam a Associação Pestalozzi de Senador Canedo foi a primeira realizada em 2016. Ao longo das cinco edições do CURTA CANEDO confirmamos que há uma grande demanda do público infantil e juvenil, foi assim que originou a ideia de realizar o Curta Canedinho como um Festival próprio e necessário para o publico Infantojuvenil.

Em nossas sessões, o público assiste a uma vasta seleção de obras de curta metragens de até 25 min, diversos formatos e gêneros, formando um panorama das mais representativas obras em curta-metragem do cinema goiano e nacional contemporâneo no universo Infantojuvenil
Notamos como essa categoria de filmes não é tão considerada na maioria dos festivais e que há um público grande e carente desse tipo de ação, principalmente em regiões periféricas e cidades do interior, como é o caso de Senador Canedo localizada no estado de Goiás. O CURTA CANEDINHO tem como um dos objetivos levar à esse público uma diversidade de produções que de outra maneira não teriam acesso.

Em edições anteriores do CURTA CANEDO Festival Nacional de Cinema de Senador Canedo, as sessões da mostra CURTA CANEDINHO, exibiu importantes nomes e obras da cinematografia nacional. O Festival também contribuiu para que novos realizadores se lançassem no mundo do cinema, isso se deu por meio de nossas atividades de formação, da oferta de uma programação gratuita de filmes inéditos goianos e nacionais e também a promoção do contato com realizadores e produtores de outras partes do Brasil. Notamos também um grande crescimento de filmes do público juvenil, e com uma inegável qualidade técnica e de temas inerentes a esse nicho com isso, resolvemos montar um festival exclusivo para sanar essa lacuna em nosso Estado e assim nasceu o CURTA CANEDINHO 2021 – Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo Goiás.

Objetivos Gerais

  • A premiação das melhores produções no formato curta-metragem, avaliadas pelos júris técnico e popular, dentre as selecionadas para a mostra competitiva.
  • A divulgação e a circulação da produção goiana, brasileira com esse formato voltado para o público infantil e juvenil.
  • O acesso aos filmes de curtas-metragens à população do interior do Estado de Goiás, em especial ao público composto de alunos e docentes das escolas públicas municipais e estaduais.
  • O fomento à atividade cinematográfica enquanto modalidade artística, formando novas plateias e produtores
  • O debate sobre cinema com a participação de cineastas
  • O incentivo à participação de obras audiovisuais relacionadas ao tema Promoção da Igualdade